Por que a borracha de pneu não substitui a borracha de apagar lápis?

Você já se perguntou se a borracha de um pneu poderia apagar lápis? A Dunlop, renomada na fabricação de pneus, esclarece que isso não é possível e que o resultado seria, no mínimo, uma folha de caderno rasgada ou ainda mais suja.

Diferenças Fundamentais

A fabricação da borracha de apagar lápis envolve a mistura de vários materiais, incluindo o caulim, que determina a maciez ou abrasividade da borracha. A borracha das borrachas de apagar é feita para ser relativamente macia e eficaz na remoção do grafite do papel. Em contraste, a borracha dos pneus é projetada para ser extremamente dura e resistente, especialmente na área do talão, que fixa o pneu na roda. Um ingrediente chave para essa resistência é o carbono, que confere durabilidade e rigidez ao pneu.

Processo de Fabricação

A borracha escolar pode ser feita de borracha natural, extraída do látex da seringueira, borracha sintética, derivada do petróleo, ou uma combinação de ambas. Ingredientes como enxofre e caulim são essenciais. O enxofre é aquecido com a borracha em um processo chamado vulcanização, transformando a borracha de um estado plástico (maleável) para um estado elástico (mais resistente). O caulim regula a maciez e abrasividade, permitindo que a borracha apague sem rasgar o papel.

Como Funciona a Borracha Escolar?

Ao apagar, as partículas de grafite entremeadas nas fibras do papel se ligam às partículas da borracha escolar. O atrito faz com que o grafite se junte aos resíduos da borracha que se soltam, removendo o grafite sem danificar o papel. Pequenos pedaços de borracha penetram no papel, suavizando o processo e preparando a folha para novas correções.

Composição dos Pneus

A borracha dos pneus é projetada para suportar grandes cargas, calor, atrito e impacto. Isso é devido a doses mais altas de enxofre na vulcanização e outros aditivos que aumentam a dureza do material. O carbono, que compõe cerca de um quinto da borracha de um pneu de carro, é o principal responsável pela resistência e pela cor preta característica dos pneus. Essa dureza faz com que a borracha do pneu não tenha aderência suficiente ao papel e acabe rasgando a folha antes de apagar qualquer marca de grafite.

Conclusão

A borracha dos pneus é projetada para durabilidade e resistência em condições extremas, não possuindo as propriedades necessárias para apagar lápis de maneira eficiente. Essa diferença fundamental na composição e propósito de cada tipo de borracha destaca a importância dos materiais e processos específicos envolvidos na fabricação para atender às necessidades distintas de cada aplicação.

Alex Campos de Melo Rodrigues, gerente de processos da Dunlop Pneus, explica: “Enquanto a borracha dos pneus é projetada para suportar condições extremas de calor, atrito e impacto, a borracha das borrachas escolares é formulada para ser delicada e eficaz na remoção de grafite sem danificar o papel. Essa diferença fundamental torna impossível usar a borracha de um pneu para apagar lápis.”

Veja Também